A partir desta segunda-feira, o trânsito estará condicionado no troço da Rua Monsenhor José Jorge Fialho que se encontra sobre a ponte de A dos Cunhados, passando a circulação a fazer-se de forma alternada. A medida surge na sequência da monitorização daquela infraestrutura.
Em causa está o estado de conservação da ponte, com as inspeções periódicas a indicarem que as estruturas foram afetadas pelo escoamento das águas do Rio Alcabrichel. Sublinhe-se que a ponte é constituída por três estruturas independentes e diferenciadas, resultado do alargamento da estrutura original.
O limite de velocidade de circulação naquele troço será de 30 km/h – estando prevista a implementação de lombas em ambas as vias do arruamento – e a passagem de veículos com peso superior a 3,5 toneladas será interdita.
Em alternativa, os veículos com peso superior a 3,5 toneladas poderão circular através de Boavista, Casal Porto Rio e Vimeiro, em direção a A dos Cunhados, ou através de Palhagueiras, Fonte Grada e Ponte do Rol, em direção a Torres Vedras.
O registo de condições meteorológicas adversas (como chuvas intensas) ou situações de alerta da Proteção Civil de nível laranja ou superior poderão levar ao corte de trânsito naquele troço.
À semelhança do que foi feito em março, serão realizados trabalhos de limpeza e de remoção de detritos e vegetação do rio e será implementado um enrocamento de proteção (maciço composto por blocos de rocha compactados que protege dos efeitos da erosão) junto às fundações da ponte.
Sublinhe-se que está a ser desenvolvido o projeto de execução de uma nova ponte para aquele troço.
Últimos comentários