Encontre o que procura mais facilmente
Topo
 

Serviço Social

Melhoramos o bem-estar social…

Serviço Social na União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira

O programa da Rede Social foi criado através da Resolução do Conselho de Ministros de 18 de Novembro de 1997 e é definido como um fórum de articulação e congregação de esforços, baseado na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, que nele queiram participar. O programa baseia-se no princípio da parceria alargada e no reconhecimento das complementaridades locais, potencia um trabalho de planificação estratégica, utilizando os meios disponíveis e conjuntamente a realidade local.

A União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira faz parte da Rede Social do Concelho de Torres Vedras e é um agente na aplicação de políticas de proteção social. Com a emergência de novos processos de exclusão social e a persistência de fortes desigualdades sociais, subjacentes à problemática da pobreza estrutural, é premente uma nova política social, ativa e eficaz nas suas medidas de intervenção. Assim sendo, a Rede Social tem um papel fundamental num contexto de afirmação de políticas sociais ativas, para o esforço da erradicação e atenuação da pobreza e da exclusão social.

GIMAS

Gimas - Apoio Social

O Gabinete de Intervenção Móvel de Apoio Social surgiu a 1 de outubro de 2014 e foi criado com o intuito de ser um veículo facilitador entre a comunidade e as várias instituições públicas, tais como Segurança Social, Autoridade Tributária, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Centro de Saúde e Câmara Municipal entre outros tantos possíveis.

Através de marcação efetuada na junta de freguesia, o técnico afeto ao projeto, auxilia, facilita, medeia o munícipe nos contatos, preenchimento de documentação, aconselhamento, assim como faz a avaliação do contexto socioeconómico das famílias de baixos recursos que se queiram candidatar a apoio alimentar, encaminhando os pedidos para as entidades competentes.

Com o GIMAS pretende-se um serviço social mais próximo dos principais atores na tentativa de ajudar na procura de soluções, nem sempre fáceis de alcançar, para as situações mais frágeis, vulneráveis e por vezes constrangedoras porque todos passamos.

Inicialmente, o GIMAS intervinha junto das freguesias que fazem parte da Comissão Social Inter Freguesias do Litoral, (Ramalhal, São Pedro da Cadeira, Ponte do Rol, Silveira para além de A dos Cunhados). Por motivos vários, atualmente, a ação do técnico responsável é realizada nesta freguesia e na freguesia da Silveira.

UMAS

UMAS Apoio Social

Torres Vedras é o mais extenso concelho do distrito de Lisboa e o segundo maior da zona oeste. Possui grande densidade populacional junto das freguesias do litoral que no entanto diminui significativamente nas freguesias do interior.

A dos Cunhados e Maceira é a 2ª maior freguesia do concelho no que respeita à área e também no número de habitantes, sendo uma com maior densidade populacional.

De acordo com dados recolhidos nos últimos censos, Torres Vedras regista um aumento de quase 50% de envelhecimento da população (2001-76% – 2011-128%). No que respeita a aglomerados populacionais, existem ainda alguns lugares ou com número reduzido de casas, afastados das estradas nacionais e onde a rede viária não se faz sentir. Muitos dos idosos, por incapacidade física ou mental ou por escassos recursos financeiros, não conseguem deslocar-se para a aquisição de bens ou serviços, essenciais à sua subsistência, contando muitas vezes com o auxílio de vizinhos ou familiares para o efeito.

 

O UMAS – Unidade Móvel de Apoio Social, surgiu de uma candidatura ao Orçamento Participativo de 2016 e tal como o nome indica, trata-se unidade móvel de apoio social.

Atualmente, em parceria com o Centro de Saúde, são realizados semanalmente domicílios de enfermagem na área da freguesia de A dos Cunhados e Maceira e freguesias limítrofes.

Pretende-se, num futuro próximo, que esta unidade móvel integre outros projetos que apontem o bem estar da população da União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira em especial aqueles que visem pessoas em situação de isolamento (social e/ou geográfico) e/ou com elevado grau de dependência, essencialmente idosos e pessoas em idade ativa com comprovada carência económica.