Encontre o que procura mais facilmente
Topo
 

Praias

Contemplada com uma extensa área costeira, a freguesia de A dos Cunhados e Maceira conta com 10 praias onde pode mergulhar nas águas límpidas do Atlântico e deliciar-se nas areias de cor clara.

Algumas mais cosmopolitas outras mais selvagens, são várias as praias com distinção da Bandeira Azul e Praia Acessível podendo optar por locais mais tranquilos e de mar mais calmo ou por outros onde as ondas convidam à prática de desportos náuticos.

O litoral da freguesia de A dos Cunhados é uma excelente opção para ferias ou para viver. Enquanto no mar pode pescar, praticar desportos náuticos ou mergulhar em terra pode contar com piscinas, termas, percursos pedestres sinalizados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Poderá também pedalar pela ciclovia que liga Santa Cruz a Porto novo ou pela Ecopista do Sizandro, que o leva da Foz do Sizandro a Torres Vedras.

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, na sua edição de 2017 na Paria do Mirante,  o Cortejo Etnográfico de 15 de agosto que percorre também o litoral da freguesia da Silveira, e o já famoso Festival da Sapateira são outros atrativos que levam milhares de pessoas a visitar as nossas praias.

Praia das Conchas

Também conhecida por Praia da Corva, possui um areal muito extenso com cerca de 1,2 Km.

A Norte, a praia é delimitada por uma protuberância da falésia que demarca a fronteira entre os concelhos de Torres Vedras e Lourinhã.

O cimo da falésia está preenchido por campos de cultivo e, na zona Sul, pelo Hotel Golf Mar.

O acesso é feito pelos extremos através de caminhos conquistados à falésia ou pelo areal da praia vizinha a Norte.

Praia de Porto Novo

Praia de Porto Novo

Localizada numa baía abrigada pelos topos das falésias, a Norte e a Sul.

As tropas do Duque de Wellington desembarcaram nesta praia durante a Guerra Peninsular ou Invasões Francesas. Aqui, existem grutas com vestígios pré-históricos.

Na zona central desagua o Rio Alcabrichel. A Este, encontra-se o campo de golfe, Vimeiro Matchplay 1808. O estacionamento está na zona Sul, junto ao Parque de Lazer de Porto Novo.

Praia de Santa Rita (Norte e Sul)

Dona de extenso areal situado na frente de mar do povoado de Santa Rita onde o  mar é agitado, atraindo até si praticantes de modalidades náuticas.

A Norte, a praia é delimitada pela falésia rochosa.

O parque de estacionamento e a Avenida Dr. Joaquim Jacinto atravessam o sistema dunar, protegido a meio por passadiços de madeira.

A falésia, com um sistema dunar no topo, prolonga-se para Sul, trazendo uma beleza natural digna de registo ao cenário. Aqui, uma saliência da arriba interrompe o areal e delimita a praia.

Praia de Santa Rita
Praia do Seixo

Praia do Seixo

Possui um leito rochoso formado por filões perpendiculares à linha de água. Como consequência, as suas águas são calmas.

Na zona Sul, uma pequena faixa de areia que se expõe durante a maré baixa, facilita as idas a banhos. No topo da falésia existe um pequeno largo de terra batida utilizado para estacionar.

Os acessos são feitos através dos areais da praia vizinha, Mexilhoeira.

Praia da Mexilhoeira

Tem um areal extenso delimitado a Norte e a Sul por formações rochosas que interrompem parcialmente a areia.

O mar é, por vezes, abespinhado. O cimo da falésia alberga um sistema dunar cujas dimensões têm diminuído devido à criação de explorações agrícolas.

Na zona Sul, encontra-se um largo para estacionamento em terra batida, e o acesso à praia.

Praia do Amanhã
Praia do Amanhã

Praia da Vigia (ou do Amanhã)

Como grande admirador da Praia da Vigia, o Senhor Ditlev Gadbush de nacionalidade Holandesa, foi adquirindo ao longo dos tempos áreas consideráveis de terrenos circundantes. A ele se associa o nome de Praia do Alemão ou Praia do Amanhã. Apesar de já não estar entre nós possui ainda propriedades naquele local.

Tem um areal muito extenso e amplo, situado na frente de mar da localidade de Santa Cruz.

A praia é delimitada a Norte por formações rochosas que interrompem a areia.Existe três largos  para estacionamento no topo da falésia.

Neste local existe um equipamento para situações urgentes com Sistema de Comunicação de Emergência – SOS Talking.

Praia do Navio

Inserida na Praia de Santa Cruz, apresenta um areal extenso e amplo, percorrido por passadiços de madeira. Adquiriu o seu nome por aqui ter encalhado o navio norueguês Hay, no dia 5 de fevereiro de 1929.

A falésia encontra-se encimada pelas habitações de Santa Cruz e por uma mancha verde que ainda resiste ao ímpeto da construção.

Praia da Vigia
Praia do Mirante

Praia do Mirante

Possui um areal extenso e amplo. Adquiriu o seu nome devido ao Miradouro do Mirante, situado no topo da falésia. A procura deste local pelos amantes de desportos náuticos, sobretudo surfistas, é elevada.

À semelhança da praia vizinha a Norte, as infraestruturas de estacionamento no cimo da arriba bem como na descida de acesso à praia são adequadas à vasta procura característica do pico do Verão.

Praia do Pisão

A Praia do Pisão possui um areal amplo e pouco extenso, com passadiços de acesso de madeira.

O cimo da arriba encontra-se repleto de habitações da localidade de Santa Cruz. Esta praia é muito procurada por amantes de desportos náuticos devido às condições propícias do mar. O estacionamento de apoio localiza-se na falésia bem como na descida da encosta para a areia.

Praia do Pisão
Praia da Física

Praia da Física

Integrada na Praia de Santa Cruz, tem um areal amplo e de extensão razoável situado na frente de mar de Santa Cruz.

As condições do mar fazem com que as águas sejam muitas vezes mais povoadas por amantes de desportos náuticos do que banhistas.

O topo da falésia contém um conjunto de moradias, junto à Avenida do Atlântico.