Encontre o que procura mais facilmente
Topo
 

Associativismo Cultural e Recreativo

As associações culturais e recreativas da nossa fregusia

Vaklouro – Associação Ambiental e Cultural da Maceira

A Vaklouro, fundada a 28 de Fevereiro de 2014, é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo principal de dinamizar, realizar, apoiar e divulgar ações ambientais, culturais, desportivas e sociais. Promover a valorização, divulgação e defesa do património histórico, cultural e natural da Maceira, Torres Vedras.

 

Desde então, temos realizado várias atividades, nomeadamente: passeios pedestres temáticos (passeio das ervas aromáticas, caminhada das amoras); apoiado atividades direcionadas ao ambiente, tais como: Limpar a Europa, Reflorestar Portugal; atividades culturais, como por exemplo: comemorações do dia 25 de Abril, S. Martinho, Dia Mundial da Criança; festival de verão MarésCurtas – Porto Novo; organizamos exposições de insetos, fotografias e de trabalhos realizados pelos alunos da EB1 da Maceira e do Centro Social e Recreativo da Maceira; promovemos workshops de plantas comestíveis (selvagens e algas) e a nível desportivo organizamos pela primeira vez em 2016 o 1º Trail Escarpas da Maceira.

 

As nossas atividades são principalmente divulgadas através da nossa página no facebook,

Link
Vaklouro
Pró Memória

Pró-Memória, Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados

Criada em 10 de Abril de 1997, por Escritura Pública, a Pró-Memória, Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados nasceu a partir de um Curso Socioeducativo de “Levantamento do Património “que decorreu em A dos Cunhados, de Março a Junho de 1996.

 

Segundo os Estatutos, a Pró-Memória tem como objectivos a preservação e divulgação do património local e a promoção da cultura.
Em 2001 adquiriu uma Azenha em ruínas que tem vindo a recuperar. Neste entretanto construiu, num espaço anexo, antes ocupado por pocilgas, a Casa do Moleiro e  a Adega que estão abertas ao público.
Fez o levantamento da história da freguesia e editou o livro A dos Cunhados, Itinerários da Memória,escreveu sobre a Azenha de Santa Cruz e a CMTV editou com o título A Azenha de Santa Cruz: o espaço, a história e as gentes e mais recentemente redigiu a obra editada pela CMTV: Azenha de A dos Cunhados 100 anos de história.

 

Tem desenvolvido diversas atividades no âmbito da cultura e do património, das quais pode obter informação em www.promemoria.pt
A médio prazo pretende a criação de um centro interpretativo e interativo, a ser ainda alvo de estudo aprofundado, mas que contemplará sempre o conhecimento do passado, interagindo com o presente e perspetivando o futuro.

Link

Associação Para o Desenvolvimento e Melhoramento da Póvoa de Penafirme (ADMPP)

A Associação iniciou a sua atividade em 17 de Outubro de 1996 e procurou ser considerada IPSS, adquirindo este estatuto em Novembro de 1998.
A associação constituiu-se para lutar por três grandes objetivos para a Póvoa de Penafirme:

 

• Promoção junto da Autarquia de obras a realizar na aldeia para a solução dos seus problemas urbanos;
• Trabalhar para conseguir o estatuto de Freguesia;
• Construção de um equipamento social que pudesse ser colocado ao serviço da população idosa.

 

Ao longo destes vinte anos, temos pugnado junto do poder local para que certas obras infra-estruturais sejam realizadas, assim como outras de carácter de embelezamento: arruamentos, alcatroamentos, jardins, etc.
O equipamento social que pretendíamos construir, foi uma das prioridades desta associação pelo que começamos a diligenciar junto da Autarquia e da Segurança Social a sua concretização. Não sendo um processo fácil, conseguimos contudo a doação de um terreno na Urbanização da Oliveirinha, para a construção do edifício.
A 25 de Novembro de 2001 foi lançada a primeira pedra e dado inicio às consultas para a realização do projeto de arquitetura.
Ao longo de vários anos, com o apoio da população local, de alguns empresários, da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e de uma pequena ajuda da Segurança Social, conseguimos fazer a infraestrutura de construção civil de todo o equipamento social, mas só ainda conseguimos ter pronto o espaço para Centro de Dia e Apoio Domiciliário, o qual foi inaugurado a 14 de Junho de 2015.

 

No futuro há todo um caminho pela frente! O início do Serviço de Apoio Domiciliário será possivelmente a próxima aposta, seguindo-se a conclusão das obras da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.
Este espaço terá capacidade para 50 utentes, o Serviço de Apoio Domiciliário e o Centro de Dia tem capacidade para 40 utentes cada.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas.
Visite-nos e conheça o nosso trabalho e as nossas ofertas de atividades.

 

Morada: Rua do Alecrim, nº2 Póvoa de Penafirme – 2560-046 A-dos-Cunhados
Telefone: 261 148 678 /  917 431 019
Página de Facebook: ADM Penafirme
Data da constituição: 17 de Outubro de 1996
IPSS: Novembro de 1998
NIPC: 503551112

Link
ADM Póvoa de Penafirme
Associação Ilú

A ILÚ – Associação de Dança-Teatro de Intervenção Urbana

É uma associação local de desenvolvimento cultural e social, criada em 2009. Tem por missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas e do território através da arte, com enfoque na dança clássica e contemporânea. A Associação nasceu por iniciativa de bailarinos profissionais, com vasta experiência acumulada a nível nacional e internacional na prática e no ensino da dança.

 

São objetivos da ILÚ:

1) Descentralizar a cultura – implementando a dança, nas suas diversas vertentes, fora dos grandes aglomerados urbanos e com maior proximidade ao público;

2) Incluir pela arte – sensibilizando a comunidade para a importância da criatividade artística no desenvolvimento e integração sociais;

3) Promover a dança como ferramenta de desenvolvimento pessoal e consciência corporal;

4) Oferecer um ensino de excelência da dança clássica e contemporânea para e no Concelho de Torres Vedras e limítrofes;

5) Participar na formação de uma nova geração de bailarinos.

 

Atualmente a ILÙ envolve cerca de 400 destinatários nas suas atividades regulares. São da sua responsabilidade a Academia Espaço Dança, localizada em Torres Vedras e que oferece Ensino Livre e Ensino Articulado de Dança e o Curso de Intérprete (Performact), formação destinada a bailarinos nacionais e internacionais e implementado na localidade de Boavista – A-dos-Cunhados. Anualmente, organiza ainda o Curso de Verão “SummerIntensive”.

 

Acompanhe a ILÚ no Facebook

Link

Pertence a uma associação?

Gostaria de a ver aqui?

Envie-nos a vossa informação